Você costuma dizer a si próprio que vai mudar e tomar decisões melhores, mas acaba sempre voltando para os mesmos comportamentos autodestrutivos e sabotadores?
Procrastinação, relacionamentos insatisfatórios, comportamentos compulsivos (compras, álcool, drogas, comida) são as questões mais comuns que vemos em relação a esse tema.
Muitas vezes não é falta de tentar, mas o impulso que te leva a voltar para o mesmo lugar acaba tomando conta novamente. Na psicanálise isso ocorre porque, na verdade, o comportamento indesejado é uma forma de lidar com um problema inconsciente não resolvido, e se é inconsciente você não lembra, e se não lembra é repetidamente expressado no comportamento.
Enquanto a raiz do problema continuar escondida (inconsciente), o ciclo continuará se repetindo. A solução é encontrar o trauma inconsciente associado a esses comportamentos destrutivos para alcançar respostas mais saudáveis para esse conflito.
Esse processo de encontrar a raiz dos problemas só é possível com ajuda profissional, por isso, a psicoterapia é indispensável para conseguir construir novos padrões de comportamento e melhorar a saúde mental e o bem-estar. Em alguns casos o acompanhamento psiquiátrico também é necessário.