Você já pensou em desmarcar uma sessão, parar a terapia ou até mesmo nem começar por achar que não tinha nada para dizer ao seu terapeuta? Essa sensação é bem comum, mas poucos pacientes sabem que essa falta do que dizer e o silêncio nas sessões fazem parte do processo terapêutico.
Sobre o silêncio na terapia
Muitos pacientes acreditam que precisam planejar o que vão falar na sessão mas, na verdade, não é necessário. Dentro da terapia a comunicação ocorre de outras formas além da verbal, e os silêncios fazem parte dessa linguagem.
Então vamos falar sobre 3 possíveis interpretações para o silêncio…
Silêncio de resistência
O silencio de resistência ocorre quando o paciente quer negar ou evitar circunstâncias que são fontes de ansiedade, podendo ser questões referentes ao terapeuta ou resistência em lembrar de determinadas situações que ainda não elaboradas e bem resolvidas.
Todos temos aqueles assuntos que nos geram incômodos, não é mesmo?
Elaboração e reflexão
Frequentemente na terapia descobrimos conteúdos sobre nós mesmos que precisam de um tempo para serem digeridos, por isso em algumas situações o silêncio pode ser interpretado como um momento de reflexão e organização mental, sendo comum o paciente demorar algumas sessões para realizar essa elaboração.
Falta de recursos simbólicos para se expressar
As pessoas têm cada vez mas dificuldade para nomear e expressar afetos e sentimentos, o que prejudica a simbolização e gera um vazio interno. Portanto, esse silêncio caracteriza-se pela dificuldade de expressar e comunicar as experiências e sentimentos vividos.
Essa dificuldade também será trabalhada na terapia.
Conclusão
O silêncio faz parte do processo terapêutico e não há necessidade de evitá-lo e nem vê-lo como motivo para não dar continuidade com a terapia. Se você está passando por isso e tem te incomodado, converse com seu terapeuta a respeito para poderem chegar juntos à uma conclusão condizente com seu tratamento.
Se você não começou a terapia e tem o receio de não ter o que falar nas sessões, entenda que faz parte, e um profissional qualificado saberá como conduzir essa situação, além de que esse receio pode ter relação com ser algo novo e que você não sabe muito bem o que esperar de uma sessão de terapia. Se de alguma forma você sente que precisa ou gostaria de iniciar seu processo terapêutico, não deixe de buscar um profissional e dê início ao seu processo de autoconhecimento.